Pesquisar
Close this search box.

Entenda como funciona e Saíba mais sobre o DIA do Astrõlogo: a astrologia é uma Ciência?

Advertisement

Nesta sexta-feira (6), comemore o Dia do Astrólogo. A etimologia da palavra astrologia vem da combinação das palavras gregas “astron” (que significa “estrela” ou “estrela”) e “logos” (que significa “estudo”). No entanto, embora esteja relacionada à “astrologia”, na verdade é uma pseudociência e não deve ser confundida com a astronomia.

Advertisement

Basicamente, a astrologia conecta as posições das estrelas no céu (tanto no nascimento quanto diariamente) aos eventos na Terra, incluindo as emoções e o destino das pessoas. Ele assume que os corpos celestes têm efeito sobre objetos animados e inanimados, e que o ângulo de visão entre os planetas no céu afeta os humanos.

História da Astrologia
Segundo o professor e astrônomo George Abell em seu livro The Science Teacher, a astrologia se originou por volta de 3.000 aC nos vales dos rios Tigre e Eufrates, no que hoje é o Iraque.

Na época, mesopotâmios e babilônios acreditavam que os planetas, sol e lua (e seus movimentos) afetavam a vida de reis e nações. Cerca de mil anos depois, os chineses adotaram crenças semelhantes.

Por volta de 500 aC, quando a cultura babilônica foi absorvida pelos gregos, a astrologia gradualmente se espalhou para o Ocidente. Os gregos então gradualmente democratizaram esse conhecimento, desenvolvendo a tradição de que os planetas afetam a vida de todos os indivíduos e que a configuração planetária no momento em que as pessoas nascem afeta sua personalidade e seu futuro.

Advertisement

Conhecida como “astrologia do nascimento”, esta forma de astrologia atingiu seu apogeu durante a época do grande astrônomo Cláudio Ptolomeu (85-165 DC). Seu livro, Tetrabiblos, continua sendo a base da astrologia até hoje.

origem das constelações
O astrônomo Kepler de Souza Oliveira Filho, que é bacharel em física pela UFRGS e doutor em astrofísica pela Universidade do Texas, enfatiza que a chave da astrologia natal é o horóscopo.

Advertisement

“Um horóscopo é um ‘gráfico’ que mostra as posições dos planetas no céu no nascimento (não na concepção!) em relação às constelações do zodíaco, definidas na época como cada signo ocupando 30 graus no zodíaco, e chamado um sinal”, explica Oliveira. “Esses locais são determinados em relação à casa, a área do céu em um ângulo de 30 graus em relação ao horizonte.”

Uma variação popular da astrologia é baseada em signos solares, que usam apenas um elemento: o signo que o sol ocupava quando uma pessoa nasceu. É esse aspecto que aparece nos jornais e revistas.

Para a astrologia, a Terra está no centro do universo, cercada pelo zodíaco, e as constelações são definidas ignorando a precessão (movimento circular) do eixo de rotação da Terra.

Segundo o site Ciência Viva, os piões são um bom exemplo. Ele gira em seu eixo, mas esse eixo oscila ligeiramente. A precessão do eixo de rotação da Terra significa que os pólos norte e sul nem sempre apontam para a mesma estrela ou constelação.

A precessão do eixo de rotação da Terra muda a configuração das constelações
Se você acredita nisso, pelo menos conhece definitivamente o seu signo solar, que se refere a onde o sol estava quando você nasceu, de acordo com o seguinte esquema:

Áries: 21 de março a 20 de abril
Touro: 21 de abril a 20 de maio
Gêmeos: 21 de maio a 20 de junho
Câncer: 21 de junho a 22 de julho
Leão: 23 de julho a 22 de agosto
Virgem: 23 de agosto a 22 de setembro
Libra: 23 de setembro a 22 de outubro
Escorpião: 23 de outubro a 21 de novembro
Sagitário: 22 de novembro a 21 de dezembro
Capricórnio: 22 de dezembro a 20 de janeiro
Aquário: 21 de janeiro a 19 de fevereiro
Peixes: 19 de fevereiro a 20 de março

No entanto, dada a precessão e a evolução da rotação da Terra ao longo dos anos, parece que essas datas acima devem ser ignoradas. Atualmente, o Sol estará realmente posicionado na constelação desta nova maneira:

Áries: 18 de abril a 12 de maio
Touro: 13 de maio a 20 de junho
Gêmeos: 21 de junho a 19 de julho
Câncer: 20 de julho a 9 de agosto
Leão: 10 de agosto a 15 de setembro
Virgem: 16 de setembro a 30 de outubro
Libra: 31 de outubro a 22 de novembro
Escorpião: 23 de novembro a 28 de novembro
Ophiuchus: 29 de novembro a 16 de dezembro
Sagitário: 17 de dezembro a 18 de janeiro
Capricórnio: 19 de janeiro a 15 de fevereiro
Aquário: 16 de fevereiro a 11 de março
Peixes: 12 de março a 17 de abril.

Observe que na configuração atual, o Sol tem uma casa extra: Ophiuchus. De uma perspectiva astrológica, isso muda alguma coisa? Aí, só um astrólogo pode explicar melhor.

astrologia, horóscopo, signos, saber,

Advertisement